Top 10: Companhias Aéreas pra você voar barato

Que tem muita informação circulando pela internet o tempo todo, nós sabemos. E vamos combinar que é bem difícil ter tempo para ler tudo que nos interessa. É texto demais pra todo lado. Por isso mesmo que resolvemos fazer um top 10 das companhias aéreas mais baratas do planeta, para dar aquela forcinha nos custos da sua próxima viagem. Que tal?

Air_Arabia_Maroc_Airbus_A320_Airwim-1

1 – Air Arabia

A Air Arábia estreou em 2003 como a primeira companhia aérea de baixo custo para atender o Oriente Médio e o Nordeste da África, e permanece até hoje liderando o ranking de preços da área – apesar dos recém chegados tentarem roubar essa clientela. A Air Arábia se mantém verdadeira ao seu slogan “Pague menos, voe mais”, mantendo suas taxas baixas enquanto fornece serviços seguros e simplificados segundo ficou tão conhecida. As mentes por trás da empresa premiada continuam debatendo novas formas de se manter à frente de outras companhias concorrentes – foi aumentado nos últimos anos voos para Amã, Jordânia, oferecem voos diretos para Europa, Norte da África e Ásia.

air-berlin-plane

2 – Air Berlin

Ao longo dos seus 30 e tantos anos de serviço, este decano na carreira de empresas de baixo custo tem desfrutado de inúmeros elogios pelos seus elevados padrões de serviço. Em 2010, levou para casa seu sexto prêmio de companhia mundial “Skytrax”, na categoria de melhor orçamento, sendo que em 2008 já tinha sido premiada pela melhor tripulação. Não é de se admirar, dada a posição da Air Berlin no tratamento dos seus passageiros, oferecendo lanches complementares, bebidas e jornais à bordo, assim como a opção flexível das reservas que permite que os clientes mudem os voos sem a exorbitante indústria das taxas extras. Para melhorar o serviço de conveniência, o MMS (Serviço de Mensagem Multimidia) é um programa que permite a reserva de assentos, check in e envia seu cartão de embarque diretamente para o seu celular. A companhia aérea também marca pontos no departamento de família. Enquanto muitas companhias de baixo custo deixam os pais sentindo como se deveriam pedir desculpas por voar com crianças, a Air Berlin deixa os voos em família mais agradáveis amenizando com berços para as crianças, sacos de bebês (kit com uma garrafa, babador e fralda), menus de jantar especial e brinquedos. Sem mencionar as taxas reduzidas para crianças menores de 12 anos.

GOL

3 – Gol Linhas Aéreas Inteligentes

Nascida do grupo de transporte rodoviário brasileiro líder, Grupo Aurea, a GOL evoluiu rapidamente para a segunda maior companhia aérea do Brasil, oferecendo uma competição feroz para competir com a líder atual, TAM. Possui uma frota Boeing modernizada que opera a velocidades que são até 12% mais rápido do que os modelos similares concorrentes, e possui ainda uma política de preços muito baixos. Sua equipe é muito bem vestida com uniformes desenhados por dois dos mais famosos estilistas brasileiros, Gloria Coelho e Ricardo Almeida.

Jetblue

4 – JetBlue

Quando a JetBlue voou pela primeira vez em 2000, era uma pequena companhia aérea de duas linhas que conectava Nova York em Buffalo e Fort Lauderdale. Dez anos depois, possui vasta rede e uma reputação estelar (segundo classificação mais alta entre companhias aéreas de baixo custo voltada para satisfação do cliente, pela JD Power & Associates, por cinco anos consecutivos). Sua tecnologia on-board é o que realmente a deixa à frente de outras companhias de baixo custo, com unidades de entretenimento pessoal no encosto do banco, incluindo 36 canais Directv, rádio XM e pay-per-view. Além disso, a JetBlue foi a primeira companhia aérea dos EUA, em dezembro de 2007, a oferecer email gratuito em voo e mensagens para laptops e BlackBerrys wi-fi para ambas classes executivo e lazer.

Jetstar-Airways

5 – Jetstar Airways

Prêmios jorraram para essa companhia aérea australiana, incluindo sua classificação em 2009 na categoria “Melhor Companhia Aérea de Baixo Custo”, o cobiçado da Skytrax. Em 2004 foi lançada com voos domésticos e internacionais que se extendiam pelo mundo, mas não a sua carteira, muito conhecida por suas tarifas abaixo de U$5 um trecho, sem incluir impostos e taxas. De fato, essa companhia aérea, juntamente com as operadoras irmãs Jetstar Asia e Jetstar Pacific, todos os quais a controladora Qantas tem participações, está tão confiante em suas taxas, que eles colocaram uma garantia de preço para rotas indo e voltando de Singapura e outras cidades, que irá bater as taxas de qualquer companhia concorrente em 10%. Ao contrário de muitas companhias de baixo custo, a Jetstar Airways também oferece upgrades para StarClass em voos internacionais, uma área premium de assentos incluindo alimentos, bebidas e entretenimento.

kingfisher

6 – Kingfisher Airlines

Parte do homônimo império da cerveja Indiana, Kingfisher foi lançada em 2005, surgindo em uma nova safra de companhias aéreas indianas privadas que oferecem ótimo serviço, comida decente, aviões limpos e modernos a preços razoáveis, outros incluem SpiceJet e IndiGo; outra, Jet Airways, tem preço mais elevado. A princípio cresceu rapidamente servindo a Índia aumentando a mobilidade da classe média indiana. Essas companhias têm transformado a experiência na Índia ao visitando médio, que em grande parte, agora elimina a lenta viagem de trem. Além do mais, a Kingfisher fechou contrato com a OneWorld, ligando a ambas companhias American Airlines e British Airlines, com programas de passageiros frequentes. Apesar de alguns problemas financeiros (nenhuma novidade em se tratando de companhias de baixo custo), a Kingfisher continua a prometer a seus passageiros um tratamento de rei, oferecendo pratos indianos como cortesia e uma escolha entre as empresas, economia ou assentos de classe baixa tarifa, em suas rotas domésticas.

kulula air

7 – Kulula Air

Se você alguma vez ouvir uma comissária de bordo dizer aos passageiros que “se eles não sabem como operar um sinto de segurança, então você provavelmente não deveria ser permitido viajar sem supervisão pública”, você provavelmente está voando de Kulula Air. A companhia aérea com sede em Johannesburgo é conhecida por seu senso de humor, juntamente com seus preços acessíveis. Iniciada em 2001, a Kulula Air trouxe viagens aéreas baratas para a África do Sul e para além do continente africano. Em Zulu, maior grupo étnico sul africano, Kulula significa luz, fácil e simples, por isso oferece um serviço completo com opções de viagens diretas, incluindo aluguel de carros, passeios de aventura e pacotes de telefonia móvel. Dica: Há rumores de que se você usar a cor verde em voos de aviões decorados com as cores verdes e azuis você ganhará um Kit Kat das atendentes comediantes, uma forma divertida de agradar os clientes.

Niki Airlines

8 – Niki Airlines

Levando a velocidade da estrada para o céu, o ex-piloto de carro de corrida de Fórmula Um, Niki Lauda, fundou em 2003 uma companhia aérea com desconto peculiar. Ao invés de cortar o luxo para conservar o custo, Niki conta com regalias de qualidade para manter reservas em expansão (que parece ter funcionado bem já que os lucros aumentaram em 75% entre 2008 e 2009, e Niki ainda adicionou voos para seis cidades europeias à sua lista em 2010). Os extras incluem cortesia de lanches nos voos renunciando os amendoins em favor de sanduíches saudáveis, além de opções de entretenimento, como revistas gratuitas, jornais, programas de tv, filmes e estações de rádio. E ainda, se você quiser usar parte do dinheiro que você economizou na passagem barata, pode entrar na loja a bordo e comprar de fones de ouvido à joias Swarovski. Ou pode também dar um upgrade no seu lanche e comer como a realeza (pense em carne de vitela moída ou frango ao curry amarelo), comida fornecida por empresa que serve a corte dos Habsburgos em Viena.

PORTER AIRLINES INC. - Porter Cityscape

9 – Porter Airlines

A Porter foi criada em 2006, voando um de seus aviões de classe fora de Toronto, sua cidade pólo e local onde possuem uma sala de embarque elegante com cadeiras confortáveis, perfeito para descontrair o estresse do aeroporto. Se você prefere ficar ligado e em alerta, pode entrar em um auto serviço de cortesia de café com leite ou optar por trabalhar em um dos centros business, onde passageiros pode navegar na internet wi-fi gratuita. No voo é tudo refinado: você pode beber um copo de cerveja ou vinho, esticar-se em lotes de espaço para as pernas nas duas posições (sem chance de ser o intermediário apertado), e desfrutar de tudo em paz e sossegado, pois as aeronaves possuem recurso de sistema de supressão de ruído e vibração para aliviar o zumbido durante o voo. A Porter possui bônus para aqueles que tem a agenda lotada, mais uma prova de que ela é decididamente atípica entre as companhias de baixo custo. Os passageiros podem comprar seus bilhetes em massa ou com um sistema pré pago, chamado “Porter Pass”, com até 100 trechos de viagens, ou optar por um “Fare Freedom”, que permite o voo livre podendo alterar o voo até o dia de decolar.

Virgin America

10 – Virgin America

A bordo da Virgin America, inovação, estética e conforto combinam perfeitamente em um voo que vai fazer você se sentir como um Vip. A sua ambição de “trazer um ótimo serviço de volta para o céu” tem inspirado uma estratégia de negócios com visão de futuro investido em grande estilo, entretenimento e relaxamento, bem como a manutenção de baixas tarifas atraentes. No voo são vendidos de absinto à uma nova aliança de milhas para passageiros frequentes com a rede hoteleira Joie de Vivre, para deixar tudo ainda melhor. Basta os passageiros ligarem a tv para perceberem que se trata de uma companhia aérea diferente e com preços acessíveis. A bordo o humor começa pela iluminação índigo e violeta que se alteram durante todo o voo, acompanhando a hora do dia para ajudar os passageiros a relaxar. Pode esperar por uma televisão ao vivo via satélite, 20 novos blockbusters no pay-per-view, mais de 3.000 mp3s, além de rádio e audiobooks, comida, jogos e uma função de chat que permite conversa entre assentos.

*Todas as fotos são cortesia da Wikimedia

** Fonte: Huffingtonpost, Travel and Leisure

http://www.huffingtonpost.com/travel-leisure/best-budget-airlines-phot_b_6021230.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *