Montevideo, Punta del Este e Colonia

Montevideo
Praça Independência |Foto: João Marcelo Moreira

Esse trio é top! Montevideo, Punta del Este e Colonia del Sacramento. Um feriado prolongado é tudo que você precisa para escolher esses destinos na América do Sul. Eu e o João, escolhemos sair da rota turística óbvia e passar 5 dias mais que agradáveis na companhia de dois amigos, o Alexandre e o Nico. Combinação perfeita de boa conversa, cidades charmosas, muita cultura e muita risada.

Montevideo
Eu, João, Alexandre e Nico
Montevideo

Montevideo é surpreendentemente interessante. A cidade velha tem uma arquitetura riquíssima e conserva muito bem até os dias de hoje seus valores e sua história, o que faz um contra ponto perfeito com a elegância anos 60 dos bairros da orla. No lado mais moderninho da cidade, Punta Carretas e Pocitos fazem a vez os shoppings e restaurantes badalados.

Cidade Velha, MontevideoMontevideo

Montevideo

Montevideo
Memorial que abriga os restos mortais de José Artigas

Além disso tudo, a gastronomia uruguaia é um show a parte. A melhor descoberta foi a merenda, uma espécie de café completo com waffle, geléias, suco, café, pães deliciosos e o ultra mega saboroso doce de leite que me enche a boca d’água só de lembrar. Além dessa gostosura toda ainda tiro o chapéu para o churros, crocante, sequinho e perfeito com um café.

Churros uruguaio

E como todo Mercado Municipal vale uma visita, aqui não poderia ser diferente, com direito a uma parrilhada tradicional dessas que vem com todas as partes estranhas do boi. Afinal de contas, a experiência tem que ser por inteiro, né!?

mercado municipal, montevideo

parrilhada uruguaia
Parrilhada |Foto: João Marcelo Moreira

Você não tem ideia de onde se hospedar? Ficamos na Cidade Velha, bem pertinho do Teatro Solis, uma região ótima para quem gosta de andar a pé, repleta de lojinhas, cafés, livrarias, artesãos mostrando suas artes nas calçadas, enfim, recomendo!

teatro solis
Foto: João Marcelo Moreira

montevideo

Três dias em Montevideo é suficiente para conhecer isso tudo e ainda visitar o Mercado de Pulgas caso coincida a sua estada com o final de semana. E se por acaso você tiver dois dias extras, recomendo muito um bate e volta a Colonia del Sacramento e Punta del Este, uma cidade por dia, dormindo sempre em Montevideo.

Colonia del Sacramento

Para ir a Colonia sugiro alugar um carro ou ir de ônibus, os horários e outras informações estão todas aqui: COT, empresa que faz o traslado. Indo de um jeito ou de outro considero Colonia um lugar imperdível. O segredo aqui é circular a vontade, livremente e sem pressa. Banhada pelo Rio da Prata, essa cidade foi fundada pelos portugueses e hoje é patrimônio da Unesco. Pra mim andar pelo centro histórico de Colonia é voltar no tempo. Raras são as cidades na América do Sul que são tão bem cuidadas como esta. E o mais gostoso fica reservado para os restaurantes com suas mesinhas coloridas espalhadas pelas ruelas, normalmente acompanhadas de um bom músico e uma viola pra deixar o clima ainda mais astral.

Colonia del Sacramento
Foto: João Marcelo Moreira
Colonia del Sacramento
Foto: João Marcelo Moreira

Colonia del SacramentoColonia del SacramentoColonia del SacramentoColonia del Sacramento

Punta del Este

Alugou um carro? Dê uma esticadinha à Punta del Este fazendo uma parada obrigatória em Punta Ballena. A estrada é segura, pista dupla o tempo todo e fica a poucos quilômetros de Montevideo. Em Punta Ballena está a Casa Pueblo, recanto de arte, cultura e visuais maravilhosos, antigo refúgio de veraneio do arquiteto uruguaio Carlos Páez Vilaró. Hoje a Casa Pueblo abriga um museu bacanérrimo, galerias de arte e um hotel. Essa casa me lembrou muito aquelas casas todas branquinhas de Santorini, na Grécia…

punta del este

casa pueblo
Foto: João Marcelo Moreira
casa pueblo
Foto: João Marcelo Moreira

casa pueblo

casa pueblo
Foto: João Marcelo Moreira

De Punta Ballena, volte para a estrada que logo a frente você vai encontrar Punta del Este. Na verdade, esse destino tão cobiçado pelos brasileiros, possui uma vida intensa no verão, ou seja, como fomos em setembro, a cidade estava pacata e com bastante coisa fechada. O marco de Punta, bem conhecido, é a escultura de uma mão semi enterrada na areia da praia, que vale uma fotinha básica. Como estava frio, as praias estavam desertas, além disso vale uma voltinha nos bairros nobres com suas casas luxuosas que enchem a cidade no verão.

punta del este
Foto: João Marcelo Moreira

punta del este

A América do Sul guarda cidades e histórias incríveis e que muitas vezes subestimamos. Não importa se só temos um feriado curtinho ou férias prolongadas, viajar por aqui sempre vale a pena e cada vez me surpreende mais. Montevideo se mostrou muito bem estruturada, com um povo culturalmente consciente e que dá valor às suas conquistas. E tudo isso me fez ver o quanto o brasileiro ainda precisa aprender…

E assim… sigo viajando… E quanto mais eu viajo, mais quero viajar.

Por valores mais sólidos e um mundo mais consciente!

Namastê

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *