Museu da Vale, Vila Velha

Antiga Estação Ferroviária – Vitória a Minas

O Museu da Vale em Vila Velha é um dos poucos espaços que temos na cidade que une cultura e natureza. A antiga Estação Ferroviária Vitória a Minas foi transformada em um museu com Exposição Permanente contando a história da Companhia Vale do Rio Doce e dos trens. Filha de maquinista, confesso me sentir atraída por tudo isso, mas esse museu tem bem mais pra mostrar. Um galpão bem estruturado ainda reserva uma boa área para exposições temporárias.

Galpão com exposições temporárias

De tempos em tempos o Museu da Vale promove seminários de altíssimo nível, intelectual e artístico, que acontecem nesse espaço das exposições temporárias. Tive o privilégio de participar de alguns e fiquei encantada.

Exposição temporária – Daniel Feingold

Minha família

Quando constantemente procuramos estar em contato com a arte, ela passa a fazer parte da nossa vida. Mudamos nossa forma de pensar, mudamos o nosso mundo. Em Vila Velha, temos poucos espaços que oferecem exposições de qualidade. Quando faz sol, todos correm pra praia, e quando chove, todos vão para os shoppings. E essa passa a ser uma rotina quase que automática. Não tem nada pra fazer? Direto pro shopping. Parece que não, mas somos bombardeados com a mídia que nos faz pensar em consumir. A necessidade de comprar é inserida no subconsciente e o povo se torna alvo de fácil manipulação.

Com a vinda da Luna, tentamos sempre estar com os pés descalços brincando na areia, em alguma grama, sempre ao ar livre. A primeira vez que a levamos em algum museu, foi no Rio, no Museu do Amanhã. Um museu incrível que me deixou extremamente emocionada, pela arquitetura e por estar ali com a Luna, experimentando junto dela aquilo tudo. Em outro post conto tudo pra vocês.

Mas… voltando ao Museu da Vale, além desses espaços de exposições, ele tem uma área de jardim muito bem cuidada e uma vista linda para o Porto de Vitória. Bem de frente para os armazéns do porto, podemos assistir toda a movimentação dos navios, entrando, saindo, carregando e descarregando. Plataformas de petróleo sendo recuperadas e carretéis enormes com as tubulações de petróleo decoram o cais e deixam o visual no mínimo interessante. Eu que sou apaixonada por navios, sou capaz de ficar ali sentada horas a fio simplesmente admirando em silêncio.

E é claro, uma antiga Estação Ferroviária, tem que ter um trem!

Locomotiva Maria Fumaça

Essa Maria Fumaça foi fabricada na Filadélfia em 1945. Ela, nos seus tempos de atividade, puxava até 22 vagões de minério de ferro. Agora está restaurada. Podemos entrar e experimentar o que seria viajar num trem como esse. Bem bacana!

Com a vovó fazendo bagunça dentro do trem
Da janela da Maria Fumaça

E depois de curtir esse Museu lindo, fechamos o passeio com um cafezinho gostoso do Café do Museu.

Café do Museu

Por menos shoppings, por mais museus e cultura no nosso dia a dia!

Namastê

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*