Udaipur, a Veneza indiana

UDAIPUR 8

Ao lado do cintilante Lago Pichola, estende-se por todas as direções a arborizada Aravalli Hills, num misto de tom ocre e cumes roxos. Udaipur com seu romance único, é uma cidade incomparável dentro da região do Rajastão. Palácios fantásticos, templos incontáveis, ruas coloridas e estreitas dão um contraponto humano aos encantos naturais da cidade.

Hotéis, restaurantes, lojas e agências de viagens ocupam em grande parte as margens do lago. Os hotéis por sua vez, disputam as melhores vistas da cidade. Pelas ruas, um tráfego intenso, barulhento e sujo, obstrui a circulação, já que essas ruas foram feitas para pessoas e burros, não para carros.

Mesmo com toda essa confusão, Udaipur ainda tem sua magia. Eu diria que não apenas em seus palácios e monumentos maravilhosos, mas em seu ambiente harmonioso nos passeios de barco pelo lago, seus bazares antigos… A animada cena artística, a pitoresca sensação do velho mundo e suas lojas tentadoras e uma paisagem encantadora para explorar a pé.

UDAIPUR 12

UDAIPUR 6

UDAIPUR 7

UDAIPUR 5

UDAIPUR 19

Udaipur é cheia de contrastes. Palácios majestosos no meio do lago, restaurantes com píeres para os barcos atracarem… Mais romântico impossível!

Foto João Marcelo Moreira
Foto João Marcelo Moreira

UDAIPUR 13

Udaipur-52

UDAIPUR 15

À noite a cidade brilha e a arquitetura única ganha ainda mais vida.

Foto João Marcelo Moreira
Foto João Marcelo Moreira
Foto João Marcelo Moreira
Foto João Marcelo Moreira
Foto João Marcelo Moreira
Foto João Marcelo Moreira
Foto João Marcelo Moreira
Foto João Marcelo Moreira

Udaipur desde o primeiro momento me conquistou. Foi aqui que me senti mais a vontade de todas as cidades que passei. Foi aqui que me deixei seduzir pelo encanto das águas e pelo poder de uma noite ao ar livre. Uma cidade incrivelmente barata, onde jantar à luz de velas e tochas na beira do lago, em um dos restaurantes mais chiques da cidade, pode te custar sequer U$10. Mas não é pelo baixo custo que me apaixonei.

Aqui me senti em casa vendo tantos europeus circulando pelas ruas com um clima bem mais ameno e relaxado. Talvez essa seja uma das cidades mais turísticas  do norte da Índia, depois de Agra e Delhi. A diferença é que em Udaipur, cidade pequena, os turistas acabam se concentrando no mesmo lugar. De Udaipur levei comigo pequenos souvenirs, mas também saí daqui de alma lava e com aquela sensação deliciosa de missão cumprida.

Agora partimos para Delhi e de lá seguiremos direto para Kathmandu, no Nepal, em uma viagem surpreendente. Tudo para realizar um antigo sonho, conhecer o Himalaia. (olhinhos brilhando) :)

Te vejo lá!

Namastê

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *